Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O Museu da História de Olímpia agora tem um espaço exclusivo na Casa da Cultura. Antes compartilhado com o Museu do Folclore, o acervo foi reorganizado para narrar a evolução do município até os dias atuais. A mudança ocorreu devido à inauguração do novo Museu do Folclore, no Recinto “Professor José Sant’anna”, focado exclusivamente na cultura popular brasileira e na história do Festival do Folclore.
No novo espaço, além de explorar a história de Olímpia, os visitantes encontram um núcleo de arqueologia, com informações sobre os povos originários e as ocupações pré-coloniais. O museu também aborda a formação do município, destacando a contribuição de migrantes e imigrantes, como italianos, espanhóis, japoneses, árabes, mineiros, baianos, entre outros, que moldaram a identidade local.
O acervo enfatiza o papel da agricultura e do turismo no desenvolvimento econômico, destacando a importância histórica de trabalhadores rurais e, mais recentemente, da construção civil. Também explora o impacto do turismo impulsionado pelas águas termais, que transformaram Olímpia em um destino de prosperidade.
A abertura simbólica do espaço contou com a visita guiada de alunos da ETEC de Olímpia, conduzida pela museóloga Rosiane Nunes. A Casa da Cultura, que também abriga a Pinacoteca Municipal “Professor Ivo de Souza” com mais de 50 obras, consolida-se como um centro cultural do município.
A Casa da Cultura fica na Rua São João, 942, no Centro. As visitas são gratuitas e podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.