Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A abstenção dos eleitores no segundo turno das eleições municipais ficou próxima do patamar registrado durante as restrições provocadas pela pandemia de covid-19.
A Justiça Eleitoral registrou neste domingo (27), em todo o país, a ausência de 29,26% do eleitorado. O percentual equivale a 9,9 milhões de eleitores que não compareceram às urnas. O número de ausentes foi consolidado nesta segunda-feira (28) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Em 2020, durante a pandemia de covid, a abstenção no segundo turno foi de 29,53%. Nas eleições presidenciais de 2022, abstenção no segundo turno foi de 20,57%.
No primeiro turno, o índice de abstenção também chamou atenção e chegou a 21,71%. Em Olímpia, este ano foi registrado um índice de abstenção de 23,41%, acima da nacional, só que menor que a registrada em 2020, durante a pandemia, quando 29,02% dos eleitores olimpienses deixaram de votar.
Quem não votou no dia 06 de outubro, tem até 5 de dezembro para justificar a ausência. Já eleitores de cidades onde houve o segundo turno que não votaram no último domingo (27), tem até o dia 7 de janeiro. O eleitor que não votar e deixar de justificar a ausência por três vezes consecutivas pode ter o título suspenso ou cancelado.
A ausência cria diversas dificuldades, como ficar impedido de tirar passaporte, fazer matrícula em escolas e universidades públicas e tomar posse em cargo público após ser aprovado em concurso público.